NOTÍCIAS |
Segunda-Feira, 25 de Março de 2024, 09h:21
Cooperativas de Consumo de MT garantem educação, inclusão e qualidade de vida

Vanguardista, o Ramo Consumo deu origem ao movimento cooperativista na Inglaterra, em 1844. Ele reúne tradicionalmente as cooperativas destinadas à compra em comum de produtos e/ou serviços para seus cooperados como, por exemplo, os supermercados e as farmácias cooperativas. O propósito do ramo é somar o poder de compra de todos, reduzindo custos e oferecendo melhor atendimento aos cooperados.

Em Mato Grosso, participam desta denominação cinco cooperativas, sendo quatro escolares, o que as caracterizam como cooperativas de consumo de serviços, e mais uma de consumo de produtos. De acordo com dados do Sistema OCB/MT, juntas elas somaram em 2022 cerca de 2,90 mil cooperados e empregaram 94 pessoas diretamente. No estado, elas são mais voltadas para a área educacional, sendo que uma delas é composta apenas por pais que se organizaram a fim de contratar os serviços de profissionais da educação para seus filhos. enquanto outras três são mistas, ou seja, tem a gestão compartilhada entre pais – sendo eles a maioria – e profissionais da educação.

Em 2022, as cooperativas educacionais do ramo Consumo no estado foram responsáveis por matricular 1,77 mil alunos, sendo o maior número registrado até o momento, o que aponta a qualidade do ensino cooperativista e o valor que tem para a sociedade na formação de futuros cidadãos que se preocupam com a comunidade, meio ambiente e diversidade.

Além disso, por meio dessa metodologia de ensino, ao invés de desenvolverem o espírito competitivo individualista, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, buscando soluções que considerem a inclusão social e a cooperação, o que tende a causar impactos positivos na sociedade em geral no futuro.

No tocante à cooperativa de consumo, ainda que seja apenas uma, seu papel é fundamental para os 150 cooperados, uma vez que ela tem atuado na melhora do poder de compra dos associados de forma que estes consigam adquirir produtos conjuntamente com preços mais justos. Isso ganha ainda mais dimensão quando consideramos que uma parte desses cooperados possui renda próxima a um salário mínimo. Isso torna o papel da cooperativa fundamental para a manutenção da qualidade de vida, redução das externalidades negativas do crescimento econômico desigual e até mesmo da segurança alimentar dos cooperados.

As cooperativas do ramo Consumo em Mato Grosso, portanto, são mais do que um estabelecimento comercial e instituições de ensino. São espaços de cooperação, integração e transformação social, que visam o bem comum e a qualidade de vida de todos. Além disso, geram empregos, renda e contribuem para o aumento do poder de compra do cooperado.  

 

Equipe técnica do Sistema OCB/M

Galeria de fotos:

Consumo -

Consumo -

Consumo -



FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet