NOTÍCIAS |
Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2024, 17h:30
Cooperativas de Saúde têm importante papel econômico-social em Mato Grosso

Com 16 cooperativas, 3.626 cooperados e 2.382 empregados, o ramo Saúde em Mato Grosso se divide em cinco segmentos: operadoras de planos de saúde (sete), operadoras de planos odontológicos (uma), trabalho e especialidades médicas (duas), prestadora de serviço médico (uma), de profissionais da saúde (quatro) e uma federação, segundo dados do Sistema OCB/MT em 2022. Tem, portanto, uma grande importância na vida dos mato-grossenses, trazendo mais bem-estar e qualidade de vida à população assistida.


Entre as operadoras de planos de saúde destaca-se a Unimed, que é o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e a maior rede de assistência médica do Brasil, operando também em Mato Grosso. Das 16 cooperativas médicas no estado, oito são da Unimed (50%). As cooperativas deste ramo desempenham uma função social importante ao oferecer serviços de saúde de qualidade e promover a saúde preventiva, o que melhora a qualidade de vida da população e contribui para o aumento da longevidade.


Vale observar que os custos do plano de saúde ao beneficiário geralmente são inferiores quando comparados com o atendimento médico privado de forma isolada. Além disso, as cooperativas de saúde fomentam a educação continuada dos profissionais cooperados, ao mesmo tempo em que garantem sua remuneração. Como são os próprios médicos que participam nas decisões, isso acaba contribuindo para o fortalecimento das cooperativas.


Já em relação aos serviços odontológicos, a Uniodonto é o maior exemplo de cooperativismo do Brasil e tem sua contribuição no recente protagonismo brasileiro do acesso à saúde bucal. Isso porque antes o acesso a esse tipo de serviço de saúde era exclusivo das classes mais abastadas, inclusive em Mato Grosso. Com o passar dos anos mais pessoas passaram a ter acesso a serviços odontológicos preventivos e de manutenção, e a Uniodonto contribuiu e tem contribuído nesse sentido junto à população mato-grossense.


Além dos serviços convencionais dos operadores de plano de saúde, atuam em Mato Grosso as cooperativas de trabalho médico e de outros profissionais da saúde, como técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros. Os cooperados dessas cooperativas podem atender em hospitais, clínicas, órgãos públicos e domicílios. Juntamente com as demais cooperativas, elas contribuem para o acesso da população mato-grossense à serviços de saúde de qualidade, bem como na garantia da renda dos profissionais cooperados.


As cooperativas de saúde em Mato Grosso, portanto, são uma forma de organização que consegue unir a promoção da qualidade de vida dos cooperados e da população, por meio da oferta de serviços acessíveis e humanizados, contribuindo para o aumento da longevidade de grande parte da população local. Elas também contribuem para o desenvolvimento econômico e social do estado, gerando emprego e renda. Além disso, fomentam os negócios de médicos e de outros profissionais da saúde, que têm na cooperativa a única forma de obter renda.

 

Equipe técnica do Sistema OCB/MT




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet