NOTÍCIAS |
Terça-Feira, 06 de Fevereiro de 2024, 16h:25
Cooperativas de Transporte geram emprego e renda e trazem mais segurança para setor logístico de Mato Grosso

Assessoria Sistema OCB/MT / Pau e Prosa Comunicação

Cooperativas de Transporte geram emprego e renda e trazem mais segurança para setor logístico de Mato Grosso

Mato Grosso, como um estado em que o carro-chefe da economia é a produção agropecuária, tem no transporte de cargas um aliado importante. Isso ocorre também no cooperativismo, oferecendo serviços de qualidade e segurança para o escoamento das commodities.

As cooperativas estão localizadas em regiões produtoras de grãos e são parceiras comerciais das principais tradings que operam no estado. Elas transportam grandes volumes de produtos agrícolas, gerando renda e emprego para os seus cooperados e colaboradores.

Nesse sentido, o cooperativismo de transporte é uma forma de contribuir para a competitividade do setor logístico e a integração do estado de Mato Grosso, mas ainda é pouco conhecido pela população.
O cooperativismo no ramo Transporte em Mato Grosso está em expansão, registrando em 2022 o maior número de cooperativas e de cooperados da série histórica do Sistema OCB/MT. No período 29 cooperativas estavam em atividade, reunindo 1,27 mil associados. A maioria delas (23) estava dedicada ao transporte de cargas, como grãos, insumos agrícolas, materiais de construção e cargas fracionadas. Outras quatro cooperativas ofereciam serviços de transporte de passageiros e uma atuava no segmento de cargas líquidas.

Os cooperados das cooperativas de transporte possuem mais de 1,8 mil veículos de cargas pesadas (caminhões/carretas) para o transporte de produtos e transportam aproximadamente mais de 10 milhões de toneladas anuais entre soja, milho, fertilizantes e calcário, conforme estimativas da Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de Mato Grosso (Fetranscoop MT).

As cooperativas de transporte são parceiras fundamentais das empresas que atuam na produção agropecuária, oferecendo um serviço de transporte seguro, baseado na experiência e no reconhecimento no mercado. Possuem uma carteira de clientes com mais de 50 empresas, dentre elas as principais que atuam na comercialização e produção de produtos agrícolas.

Com relação aos cooperados, as cooperativas proporcionam vantagens, como seguro de vida, planos de saúde e odontológico, suporte com questões tributárias, entre outros benefícios. Além de proporcionar mais qualidade de vida aos caminhoneiros cooperados, as cooperativas contribuem para a regularização dos seus serviços perante os órgãos públicos. Ademais, geram 70 empregos por meio dos funcionários que realizam as funções administrativas, comerciais e de suporte aos cooperados.

As cooperativas de transporte em Mato Grosso são, portanto, agentes importantes para o desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas do estado, pois devido a credibilidade do seu modelo de negócio, atestam a segurança das cargas, especialmente de produtos agrícolas, e possuem empresas renomadas entre os seus principais clientes ativos. Além disso, elas também beneficiam seus cooperados e colaboradores, proporcionando melhores condições de trabalho e de vida, e são fundamentais para o crescimento do cooperativismo e do escoamento de cargas no estado.

Equipe técnica do Sistema OCB/MT




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet