NOTÍCIAS |
Segunda-Feira, 11 de Março de 2024, 08h:18
Cooperativas do ramo Infraestrutura transformam realidades em MT

Equipe técnica do Sistema OCB/MT

As cooperativas se diferenciam das empresas tradicionais por não visarem o lucro, mas sim a melhoria da qualidade de vida dos cooperados e da comunidade onde estão inseridas. São importantes promotoras de transformação social em regiões distantes dos grandes centros. Nesse sentido, as cooperativas do ramo Infraestrutura têm considerável relevância e impacto nas vidas de boa parte da população mato-grossense, tendo em vista que contribuem para a difusão do acesso a moradia e serviços básicos, como energia elétrica.


Mesmo sendo tão relevantes, o papel dessas cooperativas ainda é pouco conhecido e, portanto, valorizado. De acordo com dados do Sistema OCB/MT, em 2022 o ramo Infraestrutura contou com duas cooperativas em Mato Grosso, sendo uma delas um complexo habitacional e a outra atuante no segmento de transmissão de energia. Elas somaram 1,92 mil cooperados e geraram 15 empregos diretos.


O fato de possuir a menor quantidade de cooperativas dentre os ramos do cooperativismo não o torna menos importante. Pelo contrário, por meio de uma cooperativa habitacional, os cooperados podem conseguir acesso a moradia digna e de qualidade, construir a casa própria por um preço justo, não sendo necessário se submeter aos juros de um financiamento imobiliário. Foi o que fizeram os 485 cooperados da Cooperativa Habitacional em Cuiabá, que buscaram por meio do cooperativismo sair do aluguel e construir a tão sonhada casa própria.


É um bom exemplo de conquista da casa própria sem recorrer aos modelos convencionais de financiamento, o que pode também contribuir para a redução do déficit habitacional no estado no longo prazo.


Outra cooperativa que complementa o ramo Infraestrutura é a de eletrificação rural, onde os cooperados prestam serviços como o fornecendo de eletricidade para propriedades e/ou comunidades que ficam em áreas não urbanas, como ocorre na região de Rondonópolis (MT). Vale observar que essa modalidade de cooperativa no segmento de energia está em fase de crescimento, tendo em vista que já existem duas cooperativas de energia solar se instalando no estado, reflexo da maior facilidade de acesso a crédito para esse tipo de investimento, bem como pelo aumento na demanda por energias renováveis.


As cooperativas do ramo Infraestrutura, portanto, contribuem para o progresso social de parte da população da região metropolitana de Mato Grosso, por meio do acesso a direitos básicos como moradia digna, e da área rural por meio da difusão da eletrificação. Elas consequentemente promovem o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Além disso, a cooperativa de eletrificação rural contribui para a geração de renda aos cooperados por meio da prestação de serviços, auxilia na organização da atividade produtiva e faz a diferença em regiões onde o acesso à energia elétrica é mais difícil.



 




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet