NOTÍCIAS | LUTO
Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2022, 10h:20
Morre Padre Celso
Líder cooperativista de Mato Grosso

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá/MT
noticias@ocbmt.coop.br

Revista Saber Cooperar

Morre Padre Celso

Líder cooperativista de Mato Grosso

O dia 20 de janeiro de 2022, por volta das 17h40, foi triste para o movimento cooperativista de Mato Grosso, com a morte do Padre Celso, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima do município de Araputanga (a 345km de Cuiabá), que faleceu aos 93 anos, por causas naturais.

A Igreja Matriz de Araputanga fez o comunicado oficial: “É com muito pesar, que comunico que Monsenhor E. Celso Duca, fez hoje, 20/01/2022, sua páscoa, partiu para a casa do Pai, por volta das 17h40. Nossa gratidão eterna ao Monsenhor Celso, por ser este grande missionário, de amor profundo à Igreja, Jesus e Nossa Senhora. Uma vida doada a todos. Dai-lhe senhor o eterno descanso. Descanse em paz!”.

Padre Celso, como era conhecido na região Sudeste, principalmente na cidade de Araputanga / MT, deixou um grande legado para o movimento cooperativista brasileiro, onde fundou três cooperativas. A primeira foi na cidade de Montanha, no Espírito Santo, a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Vinhático, depois a Coopnoroeste e Credinoroeste (hoje Sicredi Biomas).
O Monsenhor sempre dizia que “minha filosofia é primeiro a palavra de Deus; segundo ajudar o povo a crescer, a ter uma vida digna”.

O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho disse que “ a OCB/MT lamenta profundamente o falecimento do Padre Celso Duca, um dos principais responsáveis pelo cooperativismo em Mato Grosso. Padre Celso foi fundador da Coopnoroeste, referência do cooperativismo lácteo de Mato Grosso e da Credinoroeste, ambas cooperativas que fomentam importantemente a região oeste do Estado. O grande missionário e líder cooperativista deixa um enorme legado social e o sistema cooperativista perde uma grande liderança”.

O vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Spenthof também lamentou o falecimento do Padre Celso e disse que “ele foi um grande missionário, grande líder cooperativista e deixou um enorme legado social”.

O corpo do religioso está sendo velado na Igreja Matriz e a celebração da missa de honra fúnebre será realizada nesta sexta-feira (21) a partir das 16h, logo em seguida o sepultamento.

Quem foi Padre Celso:

Revista Sabert Cooperar

Morre Padre Celso

Padre Celso, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima do município de Araputanga

Celso Duca nasceu em 24 de novembro de 1928, na cidade de Talamona, província de Sondrio, ao Norte da Itália. Foi ordenado sacerdote em 12 de junho de 1954 e iniciou seu trabalho de evangelização, no Brasil, na Diocese de São Mateus, na cidade de Montanha, no Estado do Espírito Santo.

Em 23 de março de 1975, Ermínio Celso Duca chegou na cidade de Araputanga, onde contribuiu com o desenvolvimento do município ajudando em ações de fundação de escolas, laticínios, emissora de rádio, gráfica e inúmeros outros trabalhos sociais.

Dentre as diversas ações destaca-se a criação da Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso — Coopnoroeste/Lacbom, e a instituição de ensino superior Faculdade Católica Rainha da Paz (Fcarp). Em nota de pesar, a direção da Fcarp se compadeceu pela irreparável perda do seu fundador.

Revista Saber Cooperar

Padre Celso foi um dos entrevistados como ‘Personagem’ pela Revista Saber Cooperar, editada pelo Sistema OCB, da edição 20 – Abril/Maio. Na reportagem (páginas 32 a 36) ele conta a sua trajetória no Brasil, principalmente sua história em Mato Grosso.
Para ler a reportagem completa clique neste link: file:///C:/Users/Rosana/Downloads/SABER_COOPERAR_20.pdf

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet