NOTÍCIAS |
Terça-Feira, 30 de Janeiro de 2024, 16h:49
Ramo TPBS: mais qualidade de vida e geração de renda

Em Mato Grosso, as cooperativas que se dedicam ao ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços (TPBS) têm um papel significativo na promoção do empreendedorismo e na geração de renda para os cooperados, somando cerca de 21,79 mil associados distribuídos em 34 cooperativas em 2022, segundo dados do Sistema OCB/MT. E os resultados vão além. Estas cooperativas geram emprego e renda para milhares de pessoas, além de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva local.  

As cooperativas deste ramo são especializadas em três segmentos, trabalho (14 cooperativas), mineral (11 cooperativas) e educacional (9 cooperativas), conforme dados do Anuário do Sistema OCB/MT de 2023. Elas ofertam uma variedade de serviços, desde consultoria e assessoria até serviços gerais, como jardinagem e limpeza. Além de atender ao setor privado, algumas também se concentram em contratos com órgãos públicos, enfrentando desafios devido a concorrência com outras empresas na legislação relacionada a licitações.

As cooperativas de trabalho têm o maior número de associados, totalizando 11,86 mil, e se esforçam para promover o desenvolvimento humano por meio de cursos de capacitação, além de oferecer benefícios e convênios na área de saúde e educação. No segmento mineral, as 11 cooperativas envolvidas na extração de recursos como ouro e diamantes reúnem aproximadamente 9,51 mil cooperados, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento econômico sustentável em municípios de diversas regiões do estado, como Aripuanã, Apiacás, Nobres, Peixoto de Azevedo e Poconé, entre outros.

Já as cooperativas minerais impulsionam mudanças na Mineração Artesanal de Pequena Escala (MAPE), favorecendo a legalização, aprimorando técnicas de extração e comercialização, e garantindo a segurança dos garimpeiros. Além disso, proporcionam benefícios como acesso a direitos minerais, cidadania, crédito e programas de capacitação para seus membros. Estas cooperativas também contribuem significativamente para a sociedade, arrecadando uma quantia substancial em Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Só em 2022, as cooperativas minerais registradas na OCB/MT foram responsáveis pela arrecadação de R$ 20,36 milhões em CFEM, o que representou 18,80% do total arrecadado por esse imposto no estado, de acordo com dados da Associação Nacional de Mineração (ANM) de 2022.

Outro segmento com impacto positivo no setor é o educacional, oferecendo ensino de qualidade e democrático, baseado nos valores do cooperativismo e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade. As nove cooperativas deste segmento contabilizam 418 cooperados, com 2,96 mil alunos matriculados, e o número de matrículas só não foi maior por causa da evasão de alunos que ocorreu após a pandemia de Covid-19, situação que está sendo revertida.

É importante ressaltar, ainda, que as cooperativas do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços geram 214 postos de trabalho, principalmente para mulheres (73,36%), desempenhando um papel fundamental na redução do desemprego, da informalidade e da desigualdade social. Dados como estes nos fazem compreender melhor o papel e a importância das cooperativas na economia estadual, bem como na promoção da qualidade de vida da população mato-grossense.  

Equipe Técnica do Sistema OCB/MT




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet