O período pandêmico afetou o clima e a organização dos negócios. Mesmo com a volta do trabalho presencial, o contato humano ficou restrito por muito tempo, afetando o humor dos funcionários. Foi nesse cenário que o Sicoob Primavera decidiu inovar e trazer um pet para a cooperativa, que pudesse animar o ambiente de trabalho e oferecer afeto sem risco para os colaboradores.
A Coordenadora de Investimento Social Estratégico do Sicoob Primavera, Kélyta Franco Oliveira Reis Brito, afirmou que o Bud - nome do mascote da cooperativa - chegou em um momento difícil, com o intuito de melhorar a atmosfera.
“Pensamos: por que não aderir e trazer para dentro da cooperativa um projeto como esse, que vai contemplar as pessoas, melhorar o clima e trazer uma identidade maior para cooperativa?”, ela explicou.
A ideia do projeto surgiu a partir da Mel, pet do Sicoob de Londrina. A equipe da unidade de Primavera entrou em contato com seus colegas do Paraná para entender todo o processo de trazer um amigo de quatro patas para a cooperativa mato-grossense.
Desafios
Apesar de já terem o exemplo de uma unidade que também contava com um “cãolaborador”, a diretoria do Sicoob Primavera ficou um pouco apreensiva com o projeto. A maior preocupação era em relação ao bem estar do Bud.
Pensar em quem iria cuidar do cachorro no dia a dia e nos finais de semana, quando ninguém estivesse na cooperativa, era o maior desafio. A organização queria ter certeza de que o pet teria uma vida confortável, que não fosse deixar o cão estressado.
Outro ponto de preocupação da diretoria era se trazer um mascote para a cooperativa não prejudicaria a imagem da marca, uma vez que poderia ser visto como abuso animal. Por isso, o Sicoob Primavera teve que adaptar a ideia para a realidade da cooperativa, levando em conta desde questões físicas até a divulgação do novo integrante.
Desenvolvimento
Depois que o projeto foi aprovado pela diretoria, chegou a hora de colocar o plano em prática. Kélyta contou que a escolha da raça do Bud foi planejada: o Golden Retriever é conhecido por ser bastante dócil e se relacionar bem com seres humanos.
Mesmo já tendo a raça em mente, a equipe da cooperativa não queria pegar o filhote de um canil que maltratasse os animais. Por isso, foram atrás de cachorros que viessem de um ambiente familiar.
Embora tenham ido até Cuiabá buscar o cão, a Kélyta explicou que o maior problema foi após a chegada do Bud. No início, não havia um lugar fixo para o novo membro, e isso atrapalhava toda a dinâmica da cooperativa.
A equipe teve que preparar um espaço próprio para que o pet pudesse ficar à vontade. Em seu “escritório”, o mascote tem uma cama para dormir e um armário para guardar seus brinquedos, além de ter lugares específicos para fazer suas necessidades e comer. Apesar de ter seu local próprio, o cachorro fica livre para percorrer toda a cooperativa e interagir com os funcionários.
Bud teve que passar por treinamentos para se adaptar ainda melhor ao ambiente da cooperativa. O mesmo instrutor responsável pela sua adestração é quem o leva para passear todos os dias. O treinador também é dono do hotel canino em que o cão fica hospedado durante os finais de semana, quando não tem ninguém trabalhando no escritório.
“O Bud chega na segunda-feira, fica com a gente o dia inteiro e dorme aqui na cooperativa. Todos os dias eles buscam ele para o passeio também. Na sexta-feira, ele fica com a gente até o horário do almoço. Depois o adestrador pega ele e leva para o hotelzinho, onde ele fica o final de semana todo. É quando ele tem o momento de lazer dele com outros cachorros. No pet resort ele tem piscina, tem um momento de descanso, até porque ele trabalhou a semana toda”, Kélyta narra a rotina do mascote.
Além da adaptação física do animal, o Sicoob Primavera teve que apresentar para o mundo o novo membro da equipe. Para isso, eles criaram uma conta para o pet nas redes sociais. O cão se tornou um verdadeiro influencer da cooperativa
Resultados
Com a chegada do Bud, o principal objetivo do projeto foi alcançado: o ambiente de trabalho ficou muito mais alegre. Além de criar uma conexão com os colaboradores, o mascote também conseguiu impactar pessoas de fora da cooperativa.
De acordo com Kélyta, muitas pessoas se associaram à cooperativa só por conta do “cãolaborador”. Desde a chegada do Bud, a adesão anual de cooperados foi de 53 pessoas em 2020 para 291 em 2024.
“O Bud materializou o que é a nossa marca, então a gente conseguiu ter essa conexão com as pessoas. Hoje as pessoas reconhecem a cooperativa pelas causas sociais e pelo Bud. Tem pessoas que abriram conta na cooperativa por conta do Bud, porque vêem que temos um animal e apoiamos essa causa”, conta Kélyta.
Portanto, o golden retriever foi essencial no aumento do engajamento da marca. Como mascote oficial do Sicoob Primavera, Bud se tornou uma referência da organização. Com a fama, o cão participou de campanhas da APAE e sobre defesa dos animais.
O cachorro também é muito requisitado para eventos que ocorrem na região, levando o nome da cooperativa, aumentando ainda mais o reconhecimento da marca.
Próximos passos
O projeto foi tão bem sucedido, que o Sicoob já está pensando no futuro da cooperativa com o pet. Kélyta afirmou que as campanhas e arrecadações envolvendo Bud devem continuar a todo vapor. Sua participação nas redes sociais e em eventos da comunidade também estão nos planos futuros da cooperativa.
A equipe se preocupa com o que farão quando o pet já não puder trabalhar por conta da idade. De acordo com a coordenadora, os funcionários já não sabem mais conviver sem o “cãolaborador”. Por isso, ela contou que já estão pensando em encontrar um “cãostagiário” que possa dar continuidade ao projeto depois da aposentadoria de Bud.